terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Natal inicia elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo

O consultor de turismo Paulo Gaudenzi, um grande ícone do setor no Brasil,chegou a Natal nesta segunda-feira (02) para iniciar os trabalhos de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico, uma iniciativa pioneira na história da capital. O plano estabelecerá medidas de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do setor natalense.

O consultor Paulo Gaudenzi foi secretário de Cultura e Turismo da Bahia durante 30 anos e presidente da Empresa de Turismo da Bahia, a Bahiatursa. Conhecido como o verdadeiro “papa” do turismo brasileiro, Gaudenzi se debruçará nos próximos seis meses sobre os entraves que ainda impedem o desenvolvimento turístico da capital do Rio Grande do Norte.

“O Plano irá corrigir o que temos de deficiente em termos urbanísticos e de infra-estrutura. Precisamos arrumar a casa, melhorar a iluminação pública, corrigir os problemas dos buracos no calçadão das praias, melhorar a segurança, além de elaborar ações que visem atrair o turista no período de baixa estação”, detalhou o titular da secretaria municipal de Turismo (Sectur), Soares Júnior.

Ainda segundo o secretário, o projeto será essencial para o turismo da capital. “É muito importante para Natal ter um instrumento como esse, que proporcionará uma orientação maior para o desenvolvimento do turismo da cidade”, destacou o titular da Sectur. Nesta terça-feira (03) Paulo Gaudenzi cumpre agenda na Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças e na Sectur.

Exemplo de sucesso

Na Bahia, onde Gaudenzi teve larga atuação, o planejamento estratégico começou a ser desenvolvido ainda no final da década de 1970, sendo implantado no ano seguinte. Nos anos de 1980 e 1990, dois planos estratégicos foram implantados e incluíram investimentos na infra-estrutura turística aeroportuária, esgotamento sanitário e recuperação e manutenção do patrimônio histórico. Atualmente, a Bahia executa o quarto planejamento estratégico, que é focado na captação de investimentos e promoção do destino e irá vigorar até 2020.

Carreira

Professor de História e economista, Paulo Gaudenzi começou a trabalhar na área de turismo em 1973, na Coordenação de Fomento ao Turismo da Secretaria da Indústria e Comércio da Bahia. Foi presidente da Bahiatursa em três administrações – a primeira vez foi em 1979. Gaudenzi ainda assumiu o cargo de secretário da Indústria, Comércio e Turismo e também foi responsável pela pasta da Cultura e Turismo, além de presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI-NE.

Cresce número de turistas em Pernambuco

O secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, divulgou, nesta segunda-feira (02), na Secretaria estadual de Turismo, números que demonstram o crescimento da atividade turística em Pernambuco, quando comparados os anos de 2007 e 2008. Para se ter uma idéia, o Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre, principal porta de entrada do Estado, alcançou, no período, marcas expressivas tanto nos desembarques nacionais quanto internacionais. Mais que isso, a variação da movimentação total de passageiros foi uma das maiores entre os aeroportos do país; a maior da região Nordeste.

Segundo Costa Filho, enquanto em 2007, 2.126.290 turistas nacionais desembarcaram em solo pernambucano, no ano passado foram 2.323.647. Um aumento de 9,28%. “Além disso, 106.179 turistas estrangeiros visitaram o nosso Estado, em 2008. Mais de 22% quando comparado o ano de 2007”, afirmou. O secretário também citou estatísticas relativas ao crescimento da movimentação total de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre. “A variação de 11,7% foi a maior do Nordeste.”

Mais um assunto abordado por Costa Filho foi a pesquisa do perfil do turista receptivo em Pernambuco. Pela primeira vez, os atrativos culturais alcançaram dois dígitos percentuais (12,7%) como uma das razões que motivaram a viagem dos turistas ao Estado. “Isso não quer dizer, no entanto, que as pessoas deixaram de aproveitar o turismo de sol e mar; apenas que mais um atrativo pernambucano vem atraindo cada vez mais turistas ao Estado.”

O percentual reflete ainda um dos principais objetivos do Planejamento Estratégico para o Turismo de Pernambuco, idealizado pela Secretaria estadual de Turismo: a interiorização. Entre as dez cidades do Estado mais visitadas pelos turistas, três pertencem ao interior.

Em tempos de crise global da economia, o secretário analisa o Turismo como uma das alternativas. “Existe uma tendência dos brasileiros que viajaram para o exterior, no ano passado, em passarem a circular dentro do país, em 2009.” E ainda há o mercado internacional. “Para esse ano o investimento promocional no mercado externo será de R$ 6,5 milhões. O mercado exige, atualmente, que você se relacione diretamente com o cliente”, disse Costa Filho.