quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

União dos Palmares (AL) é aprovada como roteiro turístico

União dos Palmares foi aprovado na última segunda (26), pela comissão do Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar, que esteve no município para avaliar se existem condições de receber turistas, em um roteiro que será comercializado no Salão Nacional de Turismo que acontecerá na cidade de São Paulo, em junho deste ano, e que será sem dúvidas uma grande conquista para as estratégias de turismo do município.

A aprovação foi festejada pela secretária de Turismo Isabel Maia Gomes, pois trata-se de um dos pontos principais do projeto de turismo para o município. "Inserir a cidade em um patamar de roteiros nacional é importantíssimo", destaca a secretária. Para o prefeito Areski de Freitas, o Kil (PTB) trata-se de uma demonstração do potencial da Terra de Zumbi, berço histórico da liberdade na América Latina. “Não poderia receber de outra forma está notícia, sempre soube do potencial turístico de nossa terra, iremos no turismo desenvolver muito mais os palmarinos podem ter certeza”, afirma Kil.

"O governo municipal por intermédio da Secretaria de Turismo organizou uma visita com a comissão - composta por vários segmentos do setor turístico nacional (Ministério do Turismo, Secretaria Estadual de Turismo da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sebrae) -, com o objetivo final de incluir o município no Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar, o que nos proporcionará captação de recursos nesta área", destaca a secretária.

"A prefeitura de União dos Palmares, através da Secretaria de Turismo disponibilizou um micro- ônibus para os demais secretários, que também foram recepcionar os membros da comissão, numa demonstração de que todo o governo municipal está à disposição e interessado em desenvolver o turismo de nossa cidade", concluiu o prefeito Kil Freitas.

Natal aposta em projeto ousado para a Copa de 2014

Natal espera conquistar o direito de sediar jogos da Copa de 2014 a partir da vocação turística da cidade, a boa infra-estrutura hoteleira e um projeto ousado, encomendado ao escritório de arquitetura HOK SVE (Inglaterra) – o maior do mundo em termos de construções esportivas. A HOK é responsável, por exemplo, pela criação dos estádios de Wembley e Emirates (Londres) e da arena olímpica de Sidney, na Austrália. A arena da capital potiguar, o “Estádio das Dunas”, será erguida numa área de 45 hectares, onde também haverá bosque, hotéis, teatro, estacionamentos subterrâneos, prédios comerciais, shopping center e os centros administrativos do governo do Estado e da Prefeitura.

O complexo de Natal será construído por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Dessa forma, a venda dos espaços para comércio e residência – numa área útil 300.000 m² - vai gerar cerca de R$ 1 bilhão – dinheiro suficiente para bancar o projeto do “Estádio das Dunas”. Várias empresas estão envolvidas no projeto, entre as quais a Luso Arenas (Portugal), Valora, Buygues (França) e Serveng-Civilsan.

Os cálculos da obra serão feitos pela Buro Happold, também da Inglaterra, responsável por projetos de engenharia de classe mundial para clientes de vários países. A especialidade da Happold são estádio e instalações esportivas e, nos últimos anos, a empresa estive envolvida em destacados trabalhos nesse setor em todo o mundo.

Natal tem outros atrativos para sediar os jogos da Copa. Em virtude de sua proximidade com a Europa e os Estados Unidos, a cidade tem recebido vôos charter de vários pontos do planeta. Um vôo Natal-Lisboa, por exemplo, pode ser feito em apenas seis horas. Além disso, o Rio Grande do Norte terá, em 2010, o maior aeroporto de cargas do País. Localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, a 18 quilômetros da capital, o terminal aeroportuário receberá investimentos de R$ 600 milhões, vai gerar 30 mil empregos diretos e será uma ponte entre o Brasil e a Europa. “Estamos confiantes na escolha de Natal”, afirma o secretário de Turismo do Estado, Fernando Fernandes. “Temos um projeto inovador, uma posição geográfica privilegiada, bons hotéis, trânsito tranqüilo e segurança”.


Otimista com Air Europa, Bahia confirma vôo Iberworld

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, disse que o Estado, em parceria com Ceará e Pernambuco, pretende investir um milhão de Euros para promover o destino Nordeste na Espanha. Porém, segundo ela, todo esse esforço só fará sentido se a Air Europa garantir os vôos do país para destinos da região, entre eles Salvador, Recife e Fortaleza.

Ela está animada com a reunião que terá hoje, dia 29, com executivos da companhia européia. A idéia, como já adiantada pelo Plantão de Notícias do Portal Panrotas durante a BTL, será continuar com quatro vôos, entre Madrid e Salvador, porém dois com escala em Recife e dois em Fortaleza. Dessa forma, a Bahia fica com os quatro vôos, e Pernambuco e o Ceará com dois cada.

Essa é a razão, segundo a presidente, para a Bahia investir 50% do total de um milhão de euros e os outros Estados, 25% cada. Emilia disse também que ainda não iniciou conversas com outra companhia aérea sobre o tema, "para não atropelar" as tratativas. Caso não evoluam, daí a idéia é iniciar diálogo com outra empresa aérea, entre elas a Iberia que, por incrível que pareça, não participa desta edição da Fitur.

De qualquer forma, ela confirmou que os vôos da espanhola Iberworld começam mesmo em 3 de Fevereiro. Mas será apenas uma freqüência semanal, "pelo menos por enquanto", diz a dirigente.

Fonte: Panrotas