quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cariri paraibano terá aumento de 15% no volume de turistas em 2009

Com um pouco mais e infra-estrutura, foco na cultura e na produção artesanal, o fluxo turístico do Cariri paraibano pode crescer até 15% este ano. Esta é a perspectiva mostrada pela gestão do Turismo do Sebrae, terça-feira (03), em Campina Grande, que foi encarada pelos prefeitos, assessores e produtores da região como uma meta a ser cumprida. Todos se reuniram para acertar os detalhes de mais um triênio de trabalho sustentável no território.

Até 2011, o Cariri pode até chegar aos 25% de aumento no número de visitantes, dependendo dos trabalhos desenvolvidos no local. Este é o resultado de um gerenciamento e consolidação dos negócios que o Sebrae projetou para o território. Os prefeitos explanaram alguns pontos turísticos novos que a região pode oferecer como atrativo local ao turista. O governo do Estado vai continuar apoiando o projeto.

A reunião conseguiu atrair pelo menos um representante de cada uma das 31 cidades do território, conforme a gestora do Sebrae, Rosa Maria Correia. Ela apresentou o que foi feito durante os últimos três anos na região, destacando o Roteiro Cariri – Um tributo a você!, lançado em 2008. A rota turística, que passa por sete cidades do Cariri, conseguiu lotar os estabelecimentos da região com visitas.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento expôs os ajustes que os municípios deverão cumprir para entrar no turismo cultural de mercado. Muitas são as vertentes culturais a serem exploradas na região. Durante a reunião, pode-se perceber que o Cariri possui, já para o início dos trabalhos, o carnaval das águas, que pode atrair multidões devido à combinação de banhos naturais em açudes com a música local.

Atrativo – Sem perder a oportunidade do desenvolvimento local, a prefeita de Barra de São Miguel, Luci Costa, disse que já está trabalhando o turismo de maneira individual. “Estamos preparando um carnaval folclórico, com personagens de figuras da nossa própria cultura. Os jovens do município estão trabalhando na confecção de máscaras carnavalescas em formato de caprinos”, explicou.

Ela e outros prefeitos do Cariri oriental ainda não se integraram ao projeto de turismo do Cariri. Mas a partir de hoje, eles não só mostraram interesse em participar das empreitadas em busca de visitação e geração de renda como já saíram da reunião com visitas agendadas para oficializarem a participação junto à secretaria estadual.


Fonte: Sebrae/PB

Recife terá 370 manifestações durante o carnaval

Foi anunciado nessa terça-feira (03), pelo prefeito de Recife, João da Costa, a programação do Carnaval Multicultural 2009 da capital pernambucana. Serão 370 manifestações artísticas entre os dias 20 e 25 de fevereiro.

“Nesses 30 dias de gestão fizemos um grande esforço para articular e consolidar o Carnaval Multicultural 2009, que é uma manifestação da nossa identidade cultural, e nos afirma como povo, num resgate da identidade da cidade”, disse o prefeito. “Nosso carnaval é uma grande ancora dos festejos de Pernambuco, e que atrai um grande fluxo de turistas, incrementando a receita e investimentos da cidade”, completou o secretário de Turismo, Samuel Oliveira.

Serão 16 pólos oficiais, sendo oito no Centro (Marco Zero, Praça do Arsenal da Marinha, avenida Guararapes, avenida Nossa Senhora do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Terço, Pátio de Santa Cruz e Cais da Alfândega) e oito em comunidades cidade (Ibura, Casa Amarela, Várzea, Jardim São Paulo, Chão de Estrelas, Alto José do Pinho, Nova Descoberta e Santo Amaro). Além disso, a prefeitura apóia 43 carnavais de bairros.

Fonte: Panrotas

Ceará promove lançamento oficial da BNTM nesta quinta-feira

A Secretaria do Turismo do Ceará, lança na próxima quinta-feira, às 8h30min, a BNTM 2009 - Brazil National Tourism Mart. A solenidade de lançamento do evento será realizada no Gran Marquise Hotel e contará com a presença de autoridades governamentais, jornalistas e trade turístico.

A Brazil National Tourism Mart , edição de 2009, acontecerá em Fortaleza (CE) de 23 a 26 de abril. A estimativa é da participação de 600 operadores internacionais, os buyers, cerca de 43% a mais do que o ano passado e 300 fornecedores do mercado nacional como hotéis, operadoras, locadoras e agências de viagens, os suppliers.

Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará, está entusiasmado com a realização do evento considerado de maior geração de negócios do Brasil. Segundo explica, o trabalho desenvolvido pela sua equipe, com apoio do Governador Cid Gomes e do trade turístico local, certamente fará da 18ª edição da BNTM a maior e melhor de todas, sobretudo para manter a espiral de crescimento e de aprovação dos participantes.

Com ampla cobertura da mídia, representada por mais de 200 profissionais, do Brasil e de diversos países, atraídos para Fortaleza, destino de ponta do País, a Bolsa passa a ter uma projeção ainda mais significativa no exterior. Animada por esta perspectiva, a organização da BNTM 2009 prevê a realização de 6 mil reuniões de negócios, com uma expectativa de movimentar a cifra US$ 195 milhões.

A 18ª BNTM tem o apoio do Ministério do Turismo / Embratur e patrocínio: Infraero, Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Chesf e as companhias aéreas TAP, TAM, Gol/Varig, Ocean Air, Webjet e TAF, o que reforça uma das características da Bolsa que é a união entre os setores público e privado.