quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Tam terá operação especial no Carnaval

A Tam terá uma programação especial para sua operação de voos e o atendimento aos seus passageiros durante o feriado do Carnaval. O plano visa a atender com ainda maior eficiência à demanda do período.

Entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março, a companhia terá cinco aviões de reserva posicionados diariamente nos aeroportos de Congonhas (SP) e Cumbica (Guarulhos), em São Paulo, e aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, para eventuais necessidades de substituição. Essas aeronaves estarão disponíveis em período integral.

A companhia contará ainda com equipes reservas de tripulantes técnicos (pilotos e co-pilotos) e de cabine (comissários) em São Paulo e reforçará a manutenção de aeronaves. Serão, em média, cerca de 560 tripulantes de plantão por dia, além dos já escalados para a operação regular. Adicionalmente, a empresa vai ampliar o pessoal de check-in, check-out, embarque, rampa, comercial, cargas, lojas, supervisão e gerência nos principais aeroportos do país. Para excepcionalidades, fechou acordos comerciais que lhe permitirão fornecer a seus clientes alimentação, hospedagem e transporte.

Atendimento

A Central de Vendas da companhia fornecerá orientações, inclusive sobre o Programa Tam Fidelidade, nas capitais e principais cidades brasileiras pelo telefone 4002-5700. Nas demais localidades, o atendimento é realizado pelo 0800-570-5700. O telefone exclusivo para deficientes auditivos é o 0800-555-500. No Tam Informa (www.taminforma.com.br), os passageiros podem acompanhar o movimento dos aeroportos onde a companhia opera.

Os participantes do Programa Tam Fidelidade poderão também utilizar o atendimento on-line pelo endereço www.webcallcentertam.com.br.

O Sac da Tam, chamado Fale com o Presidente, funciona todos os dias, 24 horas, pelo telefone 0800-123-200, pelo site www.tam.com.br (ícone Fale com o Presidente) e pelo fax 0800-123-900.

Iberostar avalia compra do Enotel (PE)

A Iberostar confirmou que avalia uma proposta de compra do Enotel, de Porto de Galinhas (PE). Mas a resposta não deve sair logo. Como a Iberostar está abrindo novos resorts em destinos fora do Brasil, pode ser que a decisão seja tomada somente daqui a alguns meses. A Iberostar inspecionou o resort e o considerou muito bom, já que está novo, e adaptável a seus padrões hoteleiros.

Hoje a Iberostar conta com dois resorts na Bahia, um barco de luxo no Amazonas e também fez contraproposta à Previ, para compra do prédio do antigo Meridien, no Rio de Janeiro. O prédio, no entanto, precisa de obras milionárias.

Fonte: Panrotas

Carnaval movimentará cidades turísticas do interior alagoano

O Carnaval, este ano, promete ser um dos mais animados nas cidades turísticas de Alagoas. As prefeituras ignoraram a crise investiram pesado na contratação de orquestras de frevo e famosas bandas de música axé para fazer a festa dos foliões nos quatro dias reservados aos festejos de Momo. Animação é palavra-de-ordem, e quem sai ganhando é a população e os turistas que poderão se divertir a valer num clima de harmonia e confraternização.

Em Maragogi, no Litoral Norte - segundo pólo turístico de Alagoas -, o Carnaval será realizado no centro da cidade e nos povoados de Barra Grande, São Bento e no Hotel Salinas. Dentre as atrações, inseridas na programação, orquestra Madre de Deus, banda Erê, Saia Bordada, os Karas, Swing Novo, além de desfile de blocos carnavalescos, como Pinto Morto, Os Farristas, Guelas e Boca de Ponche.

Ainda no Litoral Norte, na Ilha da Croa, na Barra de Santo Antonio, constam da programação apresentações de bandas de Alagoas e de alguns estados nordestinos. De Alagoas, por exemplo, Embarka Samba, Boca de Forno, Bora-Bora; de Pernambuco, a banda Bicho do Mato; da Paraíba, as bandas VIP, Tempero Completo, Raio do Sol, além de João Trinta e Koko Loko, na praia da Maré Mansa. Haverá, também, tenda eletrônica (DJ Caroço).

Já na vizinha cidade de Paripueira, conhecido centro de veraneio de Alagoas, a animação ficará por conta das bandas Swing Bakana, Barabas, João Trinta, Art Bamba, Bora-Bora, Doró, Pakaramba. Constam, ainda, da programação desfiles dos blocos Bate o Pé, Julieta na Folia, Burra Elétrica, Só Mordendo, Beiço de Bode, Vassouras Elo, Só vai quem Chupa, Turma do Saco Amarrado, Carrinho de Feira, Juízo, Paripueira é 1000.

Litoral Sul

Por sua vez, no Litoral Sul, os festejos estarão em evidência na cidade histórica de Marechal Deodoro, que serviu de cenário, recentemente, para o filme "O Bem Amado"; na famosa praia do Francês e no povoado de Barra Nova. A programação é atraente: escolha da Rainha do Carnaval e Rei Momo, com baile Vermelho e Branco, banho de mar à fantasia, no Francês, com orquestra de frevo, desfiles de blocos e grandes atrações musicais, como as bandas Xatrês, Pagolada e Bate-Papo, Cannibal, Bakanas, Bora-Bora, Malandrinhos, Esquadrão de Bali, Geléia e Explosart, Nuka Mel, Pakaramba, Swing Samba e Pancada Elétrica.

Já na Barra de São Miguel, o mais badalado centro de veraneio de Alagoas, constam da programação desfiles dos blocos Bate-Lata e Maluketo; atrações da música axé, como Jhonny, do grupo É do Tchan, bandas Xatrês, Affarra, Badalada, A Tribo, Badawê, além de Cannibal e Galope do Idem, sem esquecer a orquestra de frevo do bloco Pinto da Madrugada.

Em Penedo, cidade histórica às margens do Rio São Francisco, serão realizados desfiles de blocos tradicionais, acompanhados de orquestras de frevo, desfile do Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval. A animação ficará por conta das orquestras Folia, Azes do Frevo e Filhos da Terra. Figuram na programação outras atrações musicais, como as bandas Paparazzo, Bem me Quer, Art Samba, Gueto, Marquinhos & Grupo Madeirando, Patusco, Orquestra Maximus do Recife, Andréa Morais e Banda Zen, Estação do Axé.

Já na histórica cidade de Piranhas, às margens do Rio São Francisco, no Alto Sertão, o Carnaval promete ser um dos mais animados e terá como principal atração a cantora baiana Márcia Freire e banda. Constam ainda da programação musical as bandas Bom Balanço, Xatrês, Valneijós, Julinho Porradão, Oásis. Uma atração à parte: o lançamento do Bloco Cheiro de Saudade.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Virgínio Loureiro, o Carnaval nas cidades turísticas do interior contribuirá, sobremaneira, para a ampliação do fluxo de turistas que deverão lotar hotéis e pousadas, além de movimentar restaurantes, bares e o setor informal, gerando emprego e renda.

Fonte: Jornal de Turismo

Carnaval de Maragogipe se torna patrimônio imaterial baiano

Os festejos do Carnaval na cidade de Maragogipe, a 133 quilômeros de Salvador, serão considerados patrimônio imaterial da Bahia. O decreto será assinado pelo governador Jaques Wagner.

Os maragojipanos se fantasiam de pierrôs, magos e diabos para desfilar pelas ruas. Além da exibição pública das fantasias, eles aproveitam para assustar as crianças e correr atrás das mulheres bonitas.

Fonte: Mercado & Eventos

Deputado defende instalação de escola de turismo e hotelaria em Tibau do Sul (RN)

Investir na qualificação da mão-de-obra para fortalecer o turismo do litoral Sul do Rio Grande do Norte é motivo de proposta apresentada pelo deputado federal Fábio Faria (PMN). Fábio encaminhou requerimento, nesta terça-feira (17), ao Ministério da Educação solicitando a instalação de um Centro de Formação em Turismo e Hotelaria no município de Tibau do Sul, que fica a 87 quilômetros de Natal.

"Esta escola pretende, não apenas capacitar os profissionais que já atuam no segmento, mas estimular a inserção de jovens de Tibau do Sul e municípios vizinhos nesse promissor mercado de trabalho", justifica o deputado que destaca o turismo como a principal atividade econômica do Estado.

A escolha de Tibau do Sul, município de quase 11 mil habitantes, se deve ao grande número de pessoas que visitam diariamente as praias da região, especialmente Pipa, que atrai turistas de todo o mundo durante o ano inteiro. Além de ser referência para a prática do surf, Pipa é famosa pela beleza das paisagens, pela agitada vida noturna, concentra quase 100 hotéis e pousadas, inúmeros bares e restaurantes das mais diversas especialidades.

Apesar da grande infra-estrutura, o setor enfrenta problemas na contratação de mão-de-obra especializada no litoral Sul. "A escola vai qualificar essa mão-de-obra e ampliar as oportunidades de emprego e renda para a população da região", avalia Fábio Faria.

Fonte: Diário de Natal