quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Alagoas lança catálogo com ícones históricos de suas cidades


Promover o turismo histórico no estado de Alagoas. Este é o objetivo que levou à criação do Mapeamento Cultural de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas, lançado na noite desta terça-feira (3), no Centro de Convenções de Maceió. O mapeamento deu origem a um catálogo que divulga os ícones culturais e a formação histórica de cada município, com foco na arquitetura, religião, artesanato, gastronomia, manifestações folclóricas e acontecimentos marcantes.Pelo catálogo, é possível conferir diversas opções de turismo de aventura, pontos históricos e restaurantes que oferecem boa infra-estrutura para receber os visitantes e as pessoas da comunidade. Os roteiros turísticos também serão apresentados a empresários e órgãos envolvidos nos setores de turismo e cultura no Brasil.A iniciativa é do governo estadual em parceria com o Sebrae em Alagoas, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e outras instituições. Para Renato Lobo, diretor de Programação e Qualificação da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) e idealizador do mapeamento, a cultura precisa de suporte estrutural e da consciência coletiva para ser um bom negócio. “Nós tivemos a preocupação de envolver a comunidade no processo, para que eles enxerguem a cultura como uma fonte de renda viável e sustentável”, relata.Gerente da Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura (Utac) do Sebrae/AL, Vanessa Rocha avalia que o levantamento de ícones culturais valoriza também a identificação do povo com o seu Estado. “Quando pensamos em Pernambuco, lembramos rapidamente do frevo. Na Bahia, pensamos nos orixás. Alagoas também tem seus ícones; precisamos identificá-los e divulgá-los nacionalmente”, explica.O próximo passo do projeto de mapeamento cultural é a realização de capacitações junto às comunidades. De 9 a 12 de fevereiro, em Penedo, Marechal Deodoro e Piranhas, serão realizadas palestras e painéis para sensibilizar os moradores destes municípios sobre os potenciais de sua região. Além disso, eles serão orientados acerca de assuntos como associativismo e cooperativismo.Nesse contexto, as micro e pequenas empresas (MPE) têm um papel destacado na acomodação do novo público, já que os serviços envolvidos na atividade são predominantemente oferecidos pelos pequenos negócios nesses municípios.Adriana Franco, proprietária da pousada Capitães de Areia, localizada na Praia do Francês, participou da solenidade de lançamento e está otimista com a iniciativa. "Esse tipo de turismo ainda é pouco explorado em Marechal Deodoro, mas sempre incentivamos a visita a lugares históricos. Espero que a estrutura também melhore e que seja o início de um grande trabalho”, anima-se a empreendedora.Os roteirosExemplos da arquitetura e formação social colonial brasileira e alagoana, as cidades de Marechal Deodoro, Piranhas e Penedo ainda conservam diversos aspectos da história de Alagoas e do Nordeste, traduzidos em uma sociedade fundada no cultivo de cana de açúcar, na adaptação ao clima seco do sertão e no convívio com uma beleza estonteante. As três são tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).Com 46 mil habitantes, Marechal Deodoro, antes denominada Alagoas, quando era capital do Estado, foi um dos primeiros pontos de povoação da antiga capitania de Pernambuco, e um dos pilares da formação da província de Alagoas, separada de Pernambuco em 1817. É conhecida pelo pólo gastronômico da Massagueira, pela Praia do Francês e por igrejas, casarões e praças construídas no período colonial, além de figuras ilustres da cultura, como Nelson da Rabeca e a banda de pífanos Esquenta Muié, escolhidos como ícones pelo projeto.Com cerca de 60 mil habitantes, Penedo foi o município que encantou Dom Pedro I, em sua passagem pela província, e foi palco, em uma história mais recente, de memoráveis festivais de cinema. Entres os ícones escolhidos, destacam-se o Guerreiro Treme Terra, manifestação folclórica típica de Alagoas, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, um cortejo fluvial feito por pescadores, e o teatro Sete de Setembro.Caçula dos municípios históricos escolhidos, a cidade de Piranhas traz na sua bagagem histórias emocionantes, como a exposição em praça pública das cabeças de Lampião e seu bando, incluindo a companheira Maria Bonita, em 1938. Os cangaceiros foram emboscados próximos à cidade, na grota de Angicos, já em território sergipano. Além da visita aos canyons do Velho Chico, como é chamado o Rio São Francisco, que banha a cidade, são encontradas no local diversas manifestações folclóricas, como o pastoril e o reisado, e o rendendê, renda local famosa por sua delicadeza e riqueza em detalhes.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias-DF

Nordeste Invest vira concorrida vitrine de negócios

Com a presença confirmada de investidores, incorporadores e redes hoteleiras do mundo todo interessados em fechar negócios com parceiros locais, o Nordeste Invest já se consolidou como uma das mais disputadas vitrines de contatos do mercado imobiliário. Prova disso é a corrida este ano de grandes empresas e prestadores de serviço para garantir sua vaga como expositores no Salão Imobiliário e Turístico.
Entre as empresas que apresentarão seus projetos e ofertarão serviços estão nomes de peso como as construtoras Norcon, Record, Odebrecht, Paraíso Empreendimentos, Mikatys, Castelo Branco e Beach Homes Brazil; escritórios de arquitetura como a Traço Planejamento e o Nasser Hissa; escritórios de advocacia como Albuquerque Pinto Advogados; Tauil, Chequer e Melo Advogados Associados; corretoras de imóveis, como a Irineu Guimarães (Magalhães) Negócios Imobiliários; corretoras de câmbio, como a Sol; órgãos do governo, como a Setur-SE, além de grandes grupos hoteleiros, como o português Pestana.
O Nordeste Invest será realizado de 31 de março a 2 de abril, no Centro de Convenções de Maceió (AL). Informações e reservas: stands@nordesteinvest.com.br

Prévias carnavalescas em Maceió

Turistas encontram diversas opções em Maceió para descansar as festas que antecedem o carnaval. O Pinto da Madrugada é a atração mais esperada pelos visitantes. Sol, belas praias, orla urbanizada, passeio à piscina natural de Pajuçara, pôr-do-sol no Pontal da Barra, artesanato local, tapioca, uma infinidade de opções são oferecidas aos que optarem pelo destino Maceió.
Os fãs do frevo, das marchinhas de carnaval, dos blocos de rua, dos desfiles de boi-de-carnaval podem antecipar a viagem, porque em Maceió as prévias carnavalescas já são uma tradição que arregimenta foliões para brincar ao som de frevo e antigas músicas de carnavais.
No dia 7, tem frevo e antigas músicas de carnaval com o Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, no Centro Cultural e de Exposições. No dia 8, a Sururuzada movimenta o restaurante Oca, em Ipioca. A folia oficial começa dia 12, com o Baile Municipal, onde será montada uma infraestrutura na Multieventos. Com o tema “Maceió Amo Você”, a festa espera público de 2 mil pessoas. No dia 13, mais de 80 blocos vão desfilar no Jaraguá Folia.
No dia 14 é a vez do bloco Pinto da Madrugada - filhote no Galo da Madrugada - desfilar pela orla de Maceió arrastando multidões – cerca de 70 mil – ao som de 15 orquestras de frevo. Nos bairros populares, o boi-de-carnaval é uma tradição que faz parte da vida dos adolescentes e crianças, eles economizam o ano inteiro para fazer bonito na arena. Nos dias 14 e 15 na Praça Multieventos, na Pajuçara que vai virar palco das apresentações do folguedo carnavalesco.
Fonte: Brasilturis

Azul começa a voar de Campinas para Recife no dia 18 de fevereiro

A partir do próximo dia 18 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras começa a operar a rota, Campinas-Recife, com dois vôos por dia. Com isso, já sobe para cinco o número de rotas operadas pela companhia aérea que começou a voar em dezembro do ano passado. As tarifas variam a partir de R$ 239 (por trecho para viagens de ida e volta).
Até 28 de junho, serão duas freqüências diárias ligando as duas cidades, um dos vôos parte de Campinas às 22h e chega a Recife à 1h15. Da capital pernambucana, o vôo parte às 2h45 e chega a Campinas às 6h. A Azul oferece ainda serviço de ônibus ligando o Aeroporto de Viracopos ao Shopping Villa-Lobos em São Paulo, com vários horários por dia. Os veículos são equipados com wi-fi, TV ao vivo e filmes.
Além dessas linhas, a Azul começa a operar amanhã (06/02), uma linha ligando o Shopping Tamboré ao Aeroporto de Viracopos. A idéia é atender a demanda de passageiros de Alphaville e região, com um ônibus direto e a possibilidade de fazer o check-in a bordo e ganhar tempo.
Ao todo serão oito horários de ida e oito de volta todos os dias, partindo do Shopping Tamboré às 3h30, no primeiro horário, e com retorno de Viracopos, no último horário, às 21h. Sempre de acordo com os horários de vôo da companhia aérea. Como parte de uma promoção de lançamento, o transporte, será gratuito até 28 de fevereiro entre Tamboré e o aeroporto, como já acontece na linha Shopping Villa-Lobos-Viracopos.