segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Copa 2014: Natal tem até quarta para cadastrar 10 mil quartos de hotéis

Natal tem até a próxima quarta-feira para ‘‘cadastrar’’ 10 mil quartos de hotéis junto a representantes da Fifa e da Confederação Brasileira de Futebol, caso contrário terá as chances de sediar a Copa de 2014 enfraquecidas. O alerta veio do diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado, Murilo Felinto, segundo o qual apenas 2.500 apartamentos, do total necessário, foram colocados à disposição do comitê até o momento e ‘‘está nas mãos do setor ajudar a capital a receber ou não jogos do torneio’’.

O cadastramento é uma das exigências feitas às cidades candidatas à sede do mundial. É necessário para que o comitê saiba que a cidade vai ter condições de receber o público esperado para prestigiar o evento, entre equipes e torcedores. ‘‘Eles vão ter que saber que para cada senha disponível vai ter o respectivo quarto disponível. Precisamos de 10 mil quartos, mas até agora só temos 2.500. Só com eles seremos reprovados no quesito hospedagem’’, alertou o executivo, acrescentando esperar que o setor ‘‘vista a camisa da Copa’’ e procure a entidade para agendar o horário com os representantes da Fifa.

Eles estarão em Natal na terça-feira e até o meio dia da quarta assinando contratos com os hoteleiros. Não importa o porte do empreendimento. Também não é necessário que seja filiado à ABIH ou que esteja localizado em Natal. ‘‘Pode ser pousada, hotel, pode estar no Alecrim, na cidade ou na Via Costeira, por exemplo. O que importa é que seja um meio de hospedagem que não ofereça risco aos hóspedes e que esteja ou na capital ou num raio de 130km’’, explicou ainda Felinto.

Segundo ele, O Rio Grande do Norte conta com vários pontos que o credenciam para sediar os jogos. Está perto de importantes pólos emissores de turistas como Estados Unidos e Europa, tem a perspectiva de ver de pé e operando, na época, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, tem um projeto audacioso, que inclui a construção de uma arena e de um complexo para receber o público do evento e, completa: ‘‘Tem também a melhor hotelaria do Nordeste e a maior oferta hoteleira do Nordeste, dentro de uma capital e num raio de 130km’’.

O problema, diz Murilo, é que essa hotelaria não se mobilizou ainda para fazer a contratação com a empresa indicada pela Fifa, que tem até sexta para constatar se a cidade preencheu ou não o requisito de disponibilizar os 10 mil apartamentos. ‘‘Se não fizermos a contratação desses 10 mil apartamentos diminuirão muito as chances de Natal ser sede da Copa e a responsabilidade cairá em cima dessa falha’’, reforçou ele mais uma vez.

Para o cadastramento, Murilo Felinto diz que será preciso informar, por exemplo, o nome do hotel, o CNPJ e o nome do representante. Na ocasião deverá ser assinado entre as partes uma espécie de contrato, contendo valores - que ele diz não saber em torno de quanto - além de prazos. O contrato é feito à base de dólar e leva em conta a variação do IGPM. ‘‘Não sei dizer quanto cada um vai ganhar, mas ninguém até agora reclamou do valor acertado na contratação. Cada hotel vai sentar e fazer sua negociação’’, explicou ainda.

Ele diz que quem ficar de fora da mobilização vai, além de deixar de ajudar o estado a captar os jogos, ficar impossibilitado de assegurar aos hóspedes que vierem no período que eles terão ingressos disponíveis para os jogos.

‘‘Para o estado, é importante ser sede por toda a divulgação e por todo o investimento de infra-estrutura que serão feitos. O estado vai ter um lucro espetacular, mas esse lucro é pequeno em relação ao que vai ganhar em infra-estrutura e divulgação. Acho que vai ser o novo momento do turismo potiguar, se o estado for escolhido como sede da Copa’’, opinou o diretor, acrescentando que todos os países-sede do mundial tiveram depois um boom turístico.

Saiba mais

Para se credenciar como sede da Copa do Mundo, o Rio Grande do Norte esboçou o chamado Estádio das Dunas, um projeto audacioso, de R$ 300 milhões. O projeto prevê a completa reurbanização da área onde hoje estão instalados o Machadão e o Centro Administrativo. Eles dariam lugar a uma arena para jogos e a um complexo formado por hotéis, teatro, estacionamento para 6 mil veículos, prédios comerciais e um shopping center, além dos Centros Administrativos do Estado e do Município. Pelo que foi apresentado este mês ao comitê formado pela Fifa e pela CBF, a nova arena terá espaço para 45 mil torcedores e atende a todas as normas de segurança, acessibilidade, localização e infra-estrutura, necessárias para sedes de eventos de porte internacional, como é o caso da Copa. Os hoteleiros interessados em se cadastrar para receber o público do mundial devem entrar em contato com a ABIH para agendar um horário. O contato pode ser feito pelo telefone (84) 3202.5547 ou pelo endereço: Rua Major Afonso Magalhães (antiga rua 2 de novembro), 127, praia de Areia Preta.


Fonte: Diário de Natal

Pesquisa aponta que 81,3% dos turistas pretendem voltar a Porto de Galinhas (PE)

O Instituto Maurício de Nassau divulgou nesta segunda-feira (16) uma pesquisa sobre a satisfação do turista nas praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas, no Litoral Sul. Os dados mostram como os turistas avaliam os serviços de atendimento público, como transporte, segurança, limpeza das praias, atendimento médico, entre outros serviços.

O levantamento também revela a expectativa de gastos finaceiros durante o perído de estadia, de que forma são pagas as despesas, além da expectativa de retorno a essas praias.

A pesquisa feita em Porto de Galinhas, com 300 entrevistados, mostrou que 81,3% dos turistas ficaram satisfeitos com os serviços e afirmaram que pretendem voltar ao destino. 65.7% disse que foi a primeira vez que visitaram a praia no Litoral Sul de Pernambuco e 66,8% não escolheu o local por meio de uma agência de turismo. 51,7 escolheu o destino de viagem por indicação de amigos e parentes.

Cerca de 30% gastam entre 2 e 4 mil reais e 55,7% utilizam dinheiro para pagar despesas e fazer compras. O item de limpeza das praias foi considerado 'ótimo' por 53% dos entrevistados. A qualidade do atendimento dos hotéis também ficou em 53%. Apenas 10% considerou 'péssimo' o tranporte público no local e 24% considerou a pavimentação das ruas 'regular'.

A pesquisa na Praia de Boa Viagem, também com 300 entrevistados, mostra que 55,1% das pessoas já vieram mais de quatro vezes ao Recife e 72,9% não veio por uma agência de turismo. 65,9% informou que escolheu o destino por indicação de amigo. 26,5% gastam entre mil e dois mil reais e 39% utiliza dinheiro.

87,3% dos turistas entrevistados pretendem visitar outros lugares em Pernambuco e 33,5% aponta Porto de Galinhas como o principal destino. 27% considerou 'ótimo' a qualidade do atendimento nos hotéis e 13% considerou o atendimento médico público 'ruim'.

Metodologia - O Instituto Maurício de Nassau desenvolveu uma amostragem de 300 questionários para casa praia pesquisada. A coleta de informações foi realizada nos dias 29 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais. Foram pesquisados turistas com idade mínima de 18 anos e que tenha permanecido, ao menos, 24h no local pesquisado.

Fonte: Jornal do Commercio

Passaredo pede autorização para abrir 8 filiais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou uma solicitação da Passaredo para a abertura de novas filiais pelo Brasil. A empresa aérea quer extinguir a filial de Londrina (PR) e abrir filiais nas cidades de Várzea Grande (MT), Rio de Janeiro (RJ), Franca (SP), Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), Barreiras (BA), Belo Horizonte (MG) e São José do Rio Preto (SP).

A Anac tomou a decisão baseada na “conformidade do instrumento e dos documentos apresentados com a legislação aeronáutica, bem como a regularidade jurídico-fiscal da empresa”.

Recentemente a Passaredo arrendou dois jatos ERJ 145 junto à Embraer, que devem começar a operar no primeiro trimestre. A companhia prevê ainda a incorporação de mais três aeronaves do mesmo modelo até o fim do ano. A ação faz parte do plano da companhia para triplicar o faturamento e mais do que dobrar a quantidade de passageiros transportados. O objetivo da empresa é crescer 250% em 2009.

Fonte: Panrotas

Período de prévias carnavalescas movimenta economia de João Pessoa

O Carnaval tem uma raiz cultural muito forte, mas isso veio se modificando, gradativamente, ao longo dos anos. O que era apenas uma festa com poucos fins lucrativos, hoje se tornou uma espécie de empresa que trabalha o ano todo, seja na confecção de fantasias e decoração, para a preparação dos desfiles dos blocos ou nas requintadas e agitadas festas que acontecem durante o período. Para milhares de brasileiros, a época é sinônimo de diversão, mas para outros representa lucro e geração de renda para diversas localidades. Afinal, essa data do calendário interfere na economia de todo o país, movimentando milhões de reais por ano, e na Paraíba não é diferente.

Em João Pessoa, principalmente no período que antecede o carnaval, com o Projeto Folia de Rua, existe um incremento de R$ 72 milhões na economia local no comércio formal, informal e no setor de serviços e turismo, de acordo com informações da gestora do Projeto de Cultura do Sebrae Paraíba, Maísa Gadelha. O evento costuma arrastar pelas ruas da cidade até 300 mil pessoas pelas avenidas do centro, das praias e de outros bairros, ao som de orquestras de frevo, samba de roda, maculelê, escolas de samba, ursos e tribos indígenas. Este ano, cerca de 30 blocos compõem os desfiles que se estenderão pelo período de 13 a 21 de fevereiro.

O evento é fundamental para o período e para a economia criativa, que envolve os produtos culturais, pois revelou, via pesquisa organizada pelo Sebrae Paraíba em 2008,a movimentação de mais de 50 atividades econômicas. Entre os serviços mais contratados pelos blocos do Folia de Rua estão as bandas, orquestras e cantores, sendo 93%, serviços de equipamento de som, 64%, além da aquisição de produtos feitos em confecções, como é o caso das camisetas tradicionais dos blocos, e dos serviços de publicidade.

A pesquisa de avaliação dos impactos do Folia de Rua na economia local será realizada também durante este ano, nos nove dias do evento. Cerca de 10 alunos do Instituto de Educação Superior da Paraíba foram capacitados na manhã desta sexta-feira, 13, pelo Sebrae Paraíba e pela empresa Dip Dados e Pesquisas para atuar no estudo. No levantamento, serão ouvidos turistas e participantes das agremiações, além de coletados dados sobre os trabalhos sociais desenvolvidos pelos blocos fora do período de carnaval.

“A parte hoteleira e de restaurantes são outros segmentos que comemoram o ritmo do Folia de Rua. Esses estabelecimentos são sem dúvidas os que ganham mais com o período das prévias. Este ano serão investidos RS 177 mil nos blocos e esperamos continuar envolvendo 2.500 pessoas nos empregos da época carnavalesca, além dos artistas da terra que devem ter mais espaço para mostrar seus trabalhos”, comenta Clóvis Júnior, presidente da Associação Folia de Rua.

Além de uma opção de cultura e lazer para a população e turistas, o Folia de Rua incrementa a economia da cidade com a geração de centenas de empregos diretos e indiretos. Segundo Tiago Oliveira, integrante da Banda Só Pressão, o período, tanto do Folia de Rua quanto do carnaval, traz bons lucros para os músicos. “Iremos tocar em quatro blocos integrantes do projeto e em outros blocos particulares”, afirma.

Já para o Maestro Chiquito, integrante da Metalúrgica Filipéia, os tempos áureos do carnaval para o orçamento dos músicos eram os dos salões e clubes. Para ele o período apresentava a possibilidade de incremento da renda e equilíbrio das economias pessoais devido ao alto cachê pago aos músicos. “Hoje o preço é tabelado e pelo menos para as orquestras de frevo aquele período era bem melhor”, relembra. A orquestra se apresentará durante a abertura do Folia de Rua, no bloco das Muriçocas e no Cafuçú. “

Programação - Desfiles - O Folia de Rua começou no dia 13 de fevereiro, com o desfile dos blocos ‘Anjo Azul’, ‘Picolé de Manga’, ‘Confete e Serpentina’, ‘Bloco do Pinguim’ e ‘Folia Cidadã’. No sábado (14), desfilaram os blocos ‘Tambiá Folia’, ‘Bloco dos Atletas’, ‘Viúvas da Torre’, ‘Virgens de Mangabeira’, ‘A Moringa’, ‘Dxmantelados do Cristo’, ‘Eternamente Flamengo’, ‘Piabas’ e ‘Agitada Gang’.

No domingo (15), foi a vez do desfile do bloco ‘Virgens de Tambaú’. A concentração será às 19h30. Nesta segunda-feira (16), sai o bloco da ‘Melhor Idade’, com concentração marcada para o Busto de Tamandaré. Na terça-feira, 17, desfilam os blocos ‘Unidos do Castelo’, ‘Baratas dos Bancários’, ‘Acorde Miramar’, ‘Portadores da Folia’ e ‘25 Bichos’. A quinta-feira, 19, será animada pelos blocos ‘Galo do 13 de Maio’, ‘Canto do Tetéu’ e ‘Cordão do Frevo Rasgado’.

Na sexta-feira (20), acontece o desfile do ‘Elefante da Torre’ e ‘Cafuçu’. Já no sábado (21), encerrando a programação do evento, desfilam os blocos ‘Urso Gay’, ‘Boi do Bessa’ e ‘Peruas do Valentina’. O desfile oficial dos blocos tradição deve ocorrer na Avenida Duarte da Silveira, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. No dia 28, acontecerá o Desfile das Campeãs do Carnaval Tradição.

Fonte: Sebrae/PB

Webjet anuncia novos voos e lançamento do cartão fidelidade até dezembro

A exemplo da concorrência a Webjet terá ainda este ano um cartão fidelidade. A informação foi confirmada por Wagner Ferreira, presidente da empresa aérea, e faz parte de uma estratégia da companhia de atrair novos clientes. O dirigente confirmou que o modelo não será semelhante ao utilizado por outras companhias no país.

"Nosso modelo terá um diferencial em relação a concorrência permitindo aos nossos passageiros algumas vantagens e estaremos apresentado ao mercado até o final deste ano. Estamos trabalhando neste produto assim como em novas estratégias como o guarda-chuva Webgente", afirmou ele.

Ferreira confirmou que os planos de chegar a julho com 16 aeronaves, inicialmente previsto sofrerão um adiamento em função dos efeitos da crise econômica. "As taxas de ocupação este mês ficaram em torno de 62% um pouco abaixo da nossa expectativa e o momento é de cautela para termos uma melhor definição sobre como o mercado irá se comportar", afirmou.

Sobre as novas rotas confirmou que a Webjet está iniciando a rota Brasília-Salvador e Guarulhos-Curitiba, além do aumento de duas para três na Rio-Salvador, uma segunda operação entre Guarulhos e Salvador e duas também entre Guarulhos e Porto Alegre. A capital gaúcha passa a contar também com três voos para o Rio, o mesmo acontecendo com Rio-Curitiba. Já a Rio-Brasília terá cinco voos.

Fonte: Mercado & Eventos

Bahia prepara profissionais para recepção de turistas no Carnaval

Os 590 profissionais que vão atuar no Carnaval deste ano na Bahia como guias de turismo, monitores e operadores de call center participam até esta quarta-feira (18/02), dia em que receberão os certificados de conclusão, de um curso preparatório de receptivo. As aulas estão ocorrendo no Salão Fernando Pessoa do Hotel Pestana, no Rio Vermelho, e na sede do Serviço de Informações Turísticas (Sintur), ambos em Salvador.

Ao todo, serão 28 horas de aulas de história da Bahia e do carnaval, técnicas de atendimento ao público e postura.

O objetivo é oferecer a baianos e visitantes serviços de qualidade, em três idiomas (inglês, português e espanhol) nos portões de entrada da cidade, como aeroporto, rodoviária, porto, terminal náutico e no serviço de call center do estado. Além de Salvador, haverá atendimento receptivo nos aeroportos de Ilhéus e Porto Seguro.

Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, é preciso prestar um bom serviço às pessoas que visitam a cidade, pois, na opinião dele, a propaganda boca a boca é tão importante quanto os investimentos de mídia feitos para divulgar o estado, que somente este ano superaram a marca de R$ 3 milhões e foram destinados a praças como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, principais mercados emissivos da Bahia. "Por isso estamos montando esse esquema, onde o turista já recebe nos pontos de chegada de Salvador um cartão com o telefone do Disque Bahia Turismo, além de contar com o apoio dos monitores e guias que também estarão em 137 postos elevados da Polícia Militar, nos três circuitos da folia", disse.

Rally les Ilhes du Soleil volta ao Ceará

A viagem é anual e o Ceará está sempre na rota dos veleiros europeus que integram o Rally les Ilhes du Soleil (Regata das Ilhas do Sol). Durante esta semana, 26 veleiros mudaram as cores da marina do Marina Park Hotel com bandeiras da França, Suíça, Itália e Bélgica. Noventa pessoas participam dessa aventura no mar. A tripulação do rally é formada por profissionais liberais aposentados e suas famílias - esposas e filhos - que têm a oportunidade de conhecer novos lugares e manter contato com povos de outras nacionalidades.

O rally começou na Ilha da Madeira, no dia 11 de outubro de 2008. Passou pelas Ilhas Canárias, Senegal e Cabo Verde até chegar ao Brasil, no dia 17 de novembro. A primeira parada foi em Salvador. De lá os participantes seguiram para João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza. Da capital cearense os velejadores seguiram ontem para o Estado do Pará, passando por Soure, na Ilha de Marajó, onde passarão o carnaval. O percurso na região Norte vai até Alter do Chão, considerado por eles o ´Caribe Amazônico´.

Em 15ª edição em águas brasileiras, o rally já passou 10 vezes pelo Ceará com permanência de 8 a 10 dias. Em Salvador o grupo permanece por mais tempo, cerca de um mês. A preferência pela capital baiana está relacionada às facilidades técnicas que os viajantes encontram, com apoio da Bahiatursa e Secretaria do Turismo, que promovem um receptivo com baianas e distribuição de material promocional da Bahia. ´Para todo navegador, uma travessia pelo Atlântico é muito importante. E depois de dias de viagem, chegar e encontrar baianas sorridentes recebendo a gente transmite um sentimento acolhedor´, declara Nicolas Tiphagne, organizador do Rally les Ilhes du Soleil.

No Ceará, os viajantes ainda não despertaram o interesse dos governos estadual e municipal e contam com apoio apenas do Marina Park Hotel, com as instalações da marina, e do Pirata, que os recebe na segunda-feira, em noite de muita animação. A marina tem estacionamento para 150 embarcações e coloca a capital cearense na rota dos velejadores internacionais. É o primeiro equipamento do gênero integrado a um hotel no Norte e Nordeste brasileiro. Os viajantes contam com segurança e toda a infra-estrutura necessária, como água, energia elétrica, telefone, serviços de reparos navais, abastecimento e suprimentos.

Novidades

Nesta 15ª edição do rally, os organizadores abriram inscrições para a participação de dois veleiros brasileiros sem taxa de inscrição. E o Ceará aumenta a frota de 26 para 27 veleiros com a entrada do primeiro barco brasileiro. O Piatã, do paulista Hamilton Grassi, residente no Ceará, leva as cores do Brasil para um rally de europeus que percorrem o mundo. Para 2010, o rally tem outra novidade. Os organizadores pretendem visitar, além do Nordeste e da Amazônia, a praia de Parati. A idéia é fazer com que a cada dois anos, um grupo de 10 a 15 barcos desça até o Sudeste do País.

O rally é a mais antiga manifestação turística e náutica anual e internacional no Brasil. É uma manifestação esportiva e turística internacional que passa mais tempo no País (são 4 meses e meio). Em cada escala, os navegadores do Rally les Ilhes du Soleil aquecem a economia e incentivam o turismo náutico. Os participantes do rally ficam no Brasil até o dia 20 de abril próximo. Informações pelo blog maracatublog.wordpress.com ou o site www.ilesdusoleil.eu

Fonte: Diário do Nordeste

Barra do Cunhaú (RN) sediará mundial de Kitesurf

Durante a realização do workshop CVC na capital paulista, o presidente da Emprotur (agendia de desenvolvimento e promoção do turismo do Rio Grande do Norte), manteve contato com o grupo Gest (Global Entreteniment Sports e Tourism), para os acertos finais visando a realização do 'Kiteracing Brasil 2009'.

Armando José e Erich Steffen, estudaram os últimos detalhes para a confirmação do evento que será realizado em agosto no Blue Dream resort, na praia de Barra de Cunhaú, no litoral potiguar. A competição reunirá os 30 melhores atletas do mundo na modalidade, incluindo os brasileiros.

A praia de Barra de Cunhaú, já é conhecida pelos praticantes de kitesurf. O Blue Dream resort, do sueco Ola Birgersson,conta com uma escola de kite, comandada pelo austríaco Roman Eder. No ano passado promoveu o \"Dreamkite\", trazendo 82 participantes de todo o país, além de atletas internacionais

O campeonato mundial de kitesurf já foi realizado no Piauí, e no Ceará, e duas etapas do mundial em 2007 e 2008 foram realizadas em Portimão, em Portugal.

Fonte: Brasilturis

Fórum Setorial de Turismo aponta os gargalos do turismo na Paraíba

Os integrantes do Fórum Setorial de Turismo na Paraíba promoveram sua segunda reunião de trabalho nesta semana, quando foram elencados e discutidos os principais gargalos que entravam o setor turístico de João Pessoa. Durante o encontro, foram identificados pelo menos 21 problemas, que vão desde a insuficiência de voos regulares para a capital paraibana até a falta de espaço para médios e grandes eventos e a inexistência de um Centro de Convenções.

O secretário geral do Fórum será Gustavo Garcia, presidente do João Pessoa Convention Bureau. Ele afirmou que a nova instância do turismo paraibano não pretende sobrepor-se a outros conselhos existentes. “Este Fórum será mais uma instância onde poderemos debater e solucionar os nossos problemas, muitas vezes de ordem simples e que fazem uma diferença imensa para a capital”, disse.

O Fórum Setorial faz parte do Projeto Nordeste Territorial da Atividade de Turismo (PTAE) formatado e coordenado pelo Banco do Nordeste do Brasil e conduzido pelos demais parceiros e atores ligados à atividade em João Pessoa.

Os gargalhos do turismo na Paraíba:

1 Insuficiência de voos regulares para a capital;
2 Falta de espaço para médios e grandes eventos: inexistência de Centro de Convenções em JPA;
3 Existência de informalidade de todas as ordens na orla da capital;
4 Existência de taxista como Guias de Turismo; (Contraria Lei do MTUR);
5 Improvisação das políticas públicas de todas as esferas governamentais existentes no município (falta de planos consistentes);
6 Falta de terminais turísticos na capital;
7 Falta de espaços para eventos públicos e de políticas para incremento do segmento de eventos;
8 Carência na divulgação promocional da cidade de João Pessoa em importantes e emergentes mercados;
9 Carência de sinalização turística nas vias da capital (inclusive placas indicativas defronte aos hotéis da orla para parada de ônibus e veículos de turismo);
10 Falta de qualificação profissional da mão-de-obra para todo o setor turístico (alta rotatividade dos profissionais nas empresas);
11 Exagero na poluição sonora e visual em áreas de circulação dos turistas;
12 Contravenção da profissão de Guia de Turismo por amadores e piratas (Lei no. 8.62393);
13 Falta de funcionalidade para eventos no equipamento Estação Cabo Branco;
14 Falta de continuidade na fiscalização integrada realizada pela PBTUR e SETUR/JP, em compartilhamento com órgãos federais, estaduais e municipais, bem como inexistência de punição para as infrações verificas;
15 Dificuldade de acesso aos equipamentos turísticos;
16 Falta de conscientização quanto à responsabilidade ambiental;
17 Falta de capacitação relativa ao Programa de Alimento Seguro e a boas práticas de distribuição e mesa;
18 Falta de projetos estruturantes para a cidade de João Pessoa;
19 Inexistência do terminal de passageiros no Porto de Cabedelo;
20 Falta de mais encontros e reuniões de trabalho entre os integrantes de trade turístico na busca de novas soluções do turismo da capital;
21 Falta de guias de turismo que dominem outros idiomas (inglês, espanhol e francês).

Fonte: Comunicação Fórum Setorial

Agências de viagem podem se beneficiar do turismo interno

A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) registrou, entre outubro e janeiro, queda entre 25 e 30% na venda de pacotes internacionais. ‘Tivemos uma queda acentuada, mas é importante lembrar que desse percentual deve ser considerado o que era expectativa e o que realmente se concretizou. Digamos que os agentes esperavam vender 100 e venderam apenas 70’, diz o diretor de Assuntos Internacionais da Abav, Leonel Rossi.

A crise internacional é um cenário preocupante e este segmento deve sofrer os reflexos, mas, segundo o diretor da Abav, "não há nuvens muito negras". Para reforçar o argumento, ele lembra que o setor não depende de máquinas e equipamentos e, além disso, com o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, mais pessoas estão viajando. "No turismo doméstico, ainda não sentimos muito a crise. Muita gente desistiu das viagens internacionais por conta da alta do dólar. E, viajar pelo Brasil é mais barato e independe do câmbio", reforça.

No caso das micro e pequenas empresas, ele acredita que a flexibilidade ajuda muito a enfrentar problemas circunstanciais. "A pequena empresa costuma se sair melhor, porque o custo operacional delas não é alto". O bom momento vivido entre 2007/e 2008 também pode ter contribuído para reservas financeiras. Segundo Rossi, neste período o turismo doméstico aumentou mais de 20% e o internacional, entre 10 e 15%.

As demissões no setor também podem ser minimizadas. Para o diretor da Abav, o segmento é complexo e as empresas investem muito na formação de uma equipe. Como se leva de três a quatro anos, para se ter um profissional qualificado, ele acredita que as empresas só tomarão este tipo de decisão em último caso. Além disso, reforça, as agências já passaram por outros momentos de dificuldade e, com isso, aprenderam a se diversificar, atuando em nichos específicos como o turismo ecológico e de terceira idade, entre outros.

"O turismo é sempre o primeiro setor a sofrer com crises, mas é também o primeiro a se recuperar. As pessoas, primeiro honram seus compromissos com o pagamento da casa própria e a escola dos filhos, por exemplo, mas depois querem viajar. Viagens são necessidades psicosociais’, afirma.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias-DF