sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mostra no Pelourinho divulga roteiros de 15 municípios baianos


Inaugurada nesta quarta-feira (4), em Salvador, prossegue até o dia 8 de março a exposição Bahia Mostra Bahia, no Serviço de Atendimento ao Turista, no Pelourinho. “É um novo roteiro de turismo que até mesmo alguns baianos não conhecem", garante é a artesã Maria da Conceição Nogueira, representante do grupo de mulheres que produzem as rendas de bilro da comunidade de Ilha da Maré. O objetivo da mostra é divulgar os produtos turísticos de 15 municípios que compõem a região da Baía de Todos os Santos. A iniciativa é uma parceria do Sebrae/BA com a Secretaria de Turismo do Estado. Para a artesã Maria da Conceição a mostra é uma oportunidade de o turista conhecer de perto como as mulheres trabalham fazendo rendas que podem ser usadas em roupas e na decoração da casa.Billy Arquimimo, coordenador de Turismo Étnico na Bahia, ajudou na elaboração de roteiros junto às agências de viagens. Ele acredita que durante a mostra muitos turistas vão conhecer melhor o roteiro Turismo Étnico, que não é uma coisa nova, mas que ainda pouco conhecida.“O turismo étnico é a melhor forma de você vender a Bahia, considerado o estado mais africano do Brasil. Temos essa herança africana muito presente no Centro Histórico do Pelourinho, na Irmandade da Boa Morte, no interior de Cachoeira, que conta a história de resistência cultural dos quilombos, a história dos blocos afros como o Olodum e o Ilê Ayê, além da culinária feita com ingredientes da comida africana”, ressalta Billy Arquimimo.Para o assessor da superintendência do Sebrae Bahia, Roberto Evangelista, a mostra é uma iniciativa importante porque divulga melhor a diversidade cultural da Bahia, além de ser uma oportunidade de geração de emprego.O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, destacou que o Sebrae/BA é um grande parceiro do turismo da Bahia no processo de qualificação e no mapeamento de toda a cadeia produtiva do artesanato, um dos eixos mais importantes para a integração econômica do município com o setor hoteleiro. “Antes os hotéis eram desvinculados da produção econômica do município. Mas o importante é que o turista não seja apenas contemplativo, mas que compre também nosso artesanato”, explica o secretário.Também presente na abertura da mostra, o prefeito de Maragogipe, Silva Ataliba, comemorou a iniciativa do Sebrae/BA e da Bahiatursa afirmando que ela democratiza os espaços ao divulgar o turismo do interior da Bahia, como o artesanato de cerâmica e os roteiros náuticos em Maragogipe.Para a presidente da Bahiatursa, Emilia da Silva, a mostra promove a regionalização do turismo com mostras culturais, do artesanato e de novos roteiros turísticos. “Para esse trabalho de regionalização o Sebrae tem um papel fundamental porque tem o poder de articulação com os pequenos negócios na cadeia produtiva do artesanato e outros produtos turísticos, além de ter uma visão de associativismo”, destaca Emilia da Silva.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias-DF

Maceió será atração de Workshop em SP

O destino Maceió estará presente na 15ª edição do Workshop CVC, em São Paulo, nos dias 11 e 12 deste mês. O evento, que vai reunir mais de 12 mil agentes de viagens, empresários, autoridades e profissionais do turismo, é considerado um dos mais importantes para o turismo da capital alagoana.
Maceió é um dos destinos mais procurados pelos clientes da operadora. No ano de 2008, a CVC trouxe para capital alagoana 103 mil passageiros, representando um crescimento de 29% em relação em 2007.
Para a secretária de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio, Claudia Pessôa, o Workshop CVC é um evento estratégico, porque acontece no principal mercado emissor de Maceió: São Paulo, capital e interior.
“Vamos mostrar aos participantes do Workshop CVC a nova Maceió, com suas belas praias urbanizadas e os novos hotéis. A cidade está mais bonita e organizada para receber os turistas”, diz Claudia Pessôa.
Também vão participar do Workshop CVC a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e hotéis. Já no dia 10, será lançado, no terraço da Editora Abril, o Guia Quatro Rodas, edição especial de Alagoas, um dos guias mais importantes do Brasil e uma referência para os viajantes.
No Guia Quatro Rodas – Alagoas – Maceió, Litoral e Interior, a nova ciclovia da orla de Maceió é um destaque da revista, além das piscinas naturais, Ipioca, Pontal da Barra, gastronomia e uma ótima reportagem – “Desempacotando Maceió”, do jornalista Ricardo Freire.

Webjet lança promoção exclusiva para agências

Reforçando sua parceria com o trade, a Webjet Linhas Aéreas promove, até o dia 28 de fevereiro, uma promoção que premiará as agências com passagens free. A cada dez bilhetes de ida e volta, emitidos no mesmo trecho, a agência emissora terá direito a um bilhete no mesmo trecho. A utilização das cortesias deverá ser feita até o dia 30 de abril de 2009 (ida e volta). Para participar da promoção, é necessário enviar a lista dos tickets emitidos para o e-mail lucianosantana@webjet.com.br , sendo que bilhetes cancelados e não voados não serão considerados para a promoção. Detalhes sobre os voos, trechos e datas destacadas para a promoção podem ser obtidas na Central de Negócios da Webjet, no telefone (21) 3218-3420. A Webjet conta atualmente com 3,70% de participação e ocupa a terceira colocação no mercado de aviação doméstico, segundo dados de dezembro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia opera com 11 Boeings 737-300, voando para 15 destinos. Informações sobre rotas, tarifas e horários, podem ser consultadas no telefone 0300-2101234 ou www.webjet.com.br.

Ceará anuncia investimentos de até R$ 30 milhões

O setor turístico cearense pode receber investimento de até R$ 5 milhões a mais que 2008. A informação foi dada por Bismarck Maia, titular da Secretaria de Turismo do Estado, na manhã desta quinta-feira (05/02), durante o lançamento do Brazil National Tourism Mart (BNTM), que será realizado em abril.
Segundo o secretário, a pasta está fechando convênios que visam incrementar o orçamento para promoção e marketing. Segundo ele, o montante de investimentos deve ficar entre R$ 28 milhões e R$ 30 milhões em 2009.
Serão investidos até 16,6% a mais este ano, se comparado com 2008, em que foram aplicados R$ 25 milhões no turismo. Os recursos serão destinados à infraestrutura, turismo de negócios e promoção do estado.
Fonte: Mercado & Eventos

João Pessoa Convention premiou recepcionistas dos hotéis que mais estimularam à Room Tax


A Diretoria Executiva do Convention & Visitors Bureau realizou ontem (5), a 1ª edição do Programa de Incentivos aos Recepcionistas da rede hoteleira associada à Instituição. O evento fez um reconhecimento ao excelente trabalho dos profissionais que vem colaborando com o estímulo à Room Tax, contribuição espontânea cobrada sobre a diária do hóspede e repassada ao Convention Bureau para o aprimoramento dos serviços ligados ao turismo, promoção do destino e captação de eventos para a cidade de João Pessoa.
Como reconhecimento, os recepcionistas que mais estimularam a Room Tax receberam uma premiação especial do João Pessoa Convention. “Atribuímos nosso êxito ao nível da abordagem do recepcionista com o hóspede sobre os benefícios reais da contribuição. Não economizamos tempo para que ele fique bem informado sobre qualquer procedimento”, comemora o presidente do CVB pessoensse, empresário Gustavo Garcia.
Garcia lembrou ainda, que a contribuição representa 80% da receita mensal da Instituição, o que possibilita o desenvolvimento de atividades como o apoio à captação de congressos técnicos-científicos, divulgação do destino João Pessoa no país e no exterior e estudos de mercado que impactam a capital com o turismo de negócios e eventos.
De acordo com o recepcionista de um dos hotéis associados ao JPAC&VB, Eduardo Sobral, “a premiação é importante para que os profissionais do setor estimulem a contribuição espontânea dos hóspedes. Através dos treinamentos ministrados pelo Convention Bureau estamos bem capacitados sobre os benefícios da Room Tax, o que nos ajuda a repassar as informações para nossos clientes”, acrescenta, referindo-se as capacitações ministradas pela entidade sobre a contribuição.
A Diretoria Executiva do Convention Bureau reforçou que os treinamentos e materiais produzidos pelo Convention com explicações sobre a contribuição, mantém a interação com a equipe operacional que repassa detalhes importantes sobre o destino da Room Tax, e faz o hóspede compreender que sua contribuição ajudará o desenvolvimento do turismo em João Pessoa e em contrapartida ganhará descontos especiais em estabelecimentos cadastrados o Guia de Produtos e Serviços do Convention Card.

Ocupação em hotéis de Natal em janeiro foi de 85%

A ocupação de 85% nos hotéis da capital potiguar agora em janeiro atingiu as expectativas dos hoteleiros norte-rio-grandenses, que no ano passado tiveram que se contentar com 70% dos leitos ocupados. O aumento no fluxo de turistas nacionais em Natal, que foram obrigados a migrar para o turismo interno devido à alta do dólar, é apontado como a principal razão para o incremento de 15% na ocupação.
O secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, classifica como ‘‘muito bom’’ o desempenho do turismo da capital potiguar no primeiro mês do ano. Segundo ele, o estado de São Paulo ainda é o grande emissor de turistas para Natal, seguido de Minas Gerais, toda a região Centro-Oeste e os vizinhos Pernambuco e Ceará. ‘‘Indiscutivelmente, com o encarecimento da moeda estrangeira e com essa crise financeira, o brasileiro da classe média que estava viajando para fora do país deixou de ir e passou a conhecer o próprio Brasil’’, justificou.
Ainda de acordo com Fernandes, a presença do RN nas principais feiras e atividades do turismo em todo o país, bem como a divulgação permanente do estado junto aos principais operadores turísticos, contribuem para que Natal e o estado como um todo se tornem mais conhecidos e fáceis de vender.
O presidente da Cooperativa do Desenvolvimento Hoteleiro e Turístico do RN (Coohotur), Fernando Paiva, diz que a ocupação média de 85% em janeiro correspondeu ao que era esperado pelo trade potiguar. ‘‘Tivemos um grande contingente de paulistas em Natal. Primeiro porque as maiores operadoras de turismo do país estão lá e segundo porque os vôos são mais rápidos e fáceis’’, argumentou.
O empresário revela, no entanto, que esperava um incremento maior do que os 15% registrados no mês passado. Para este mês, o presidente da Coohotur espera uma ocupação hoteleira na casa dos 70%, mas acrescenta que alguns empresários não preencherão nem 50% dos leitos. ‘‘Quem tem contato direto com as grandes operadoras deve ter um mês de fevereiro bom, mas aqueles que têm freguesia própria e contatos mais regionais, talvez não ocupe nem 40% dos leitos este mês’’, prevê.
Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), Enrico Fermi, diz que 82% dos leitos dos hotéis potiguares ficaram ocupados durante o mês passado. ‘‘Esperávamos um crescimento entre 10% e 15% sobre o desempenho do ano passado, mas fechamos em 12% e foi muito bom’’, acrescentou.
O turista nacional foi o grande público dessa temporada, já que os visitantes estrangeiros não têm optado pelo destino Natal nos últimos meses. Segundo Fermi, os paulistas correspondem a 65% do público que costuma visitar a capital potiguar nessa época do ano. ‘‘Nosso maior volume de vôos vem de São Paulo, é o estado que é o maior alimentador do nosso turismo’’, reforça.
Na última semana do mês passado, entretanto, os hoteleiros registraram uma ligeira queda na ocupação, atribuída por Fermi ao início do calendário escolar. ‘‘Ficamos com 65% dos leitos ocupados nesta última semana’’, destaca. Para o Carnaval, a expectativa é de um aquecimento: o presidente da ABIH-RN estima uma ocupação de 85% a 90%, em grande parte pelo turista regional.
Fonte: Diário de Natal