sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Jazz e Blues há 10 anos em Guaramiranga (CE)

O carnaval de Guaramiranga tem uma sonoridade diferente. Nas ruas e palcos da cidade, ao invés dos ritmos tradicionais da folia, predomina o som do Jazz & Blues

cada carnaval, cantores, guitarristas e outros músicos brasileiros e estrangeiros pegam a estrada e sobem as curvas do Maciço de Baturité para o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga. São quatro dias de programação na serra, de 21 a 24 de fevereiro, e mais três em Fortaleza, de 26 a 28, depois da pausa na quarta-feira de cinzas.

É no cenário serrano e friorento do Maciço que, desde 2000, acontece o Festival Jazz & Blues em pleno período carnavalesco, atraindo um público que triplica a população de Guaramiranga. Realização da Via de Comunicação e Cultura e promoção do Sistema Verdes Mares, o evento está consolidado. Pelos palcos do festival já passaram alguns importantes nomes da música instrumental, do jazz e do bJustificarlues respeitados no Brasil e mundo afora.

Em 2009, o Festival Jazz & Blues chega à 10ª edição, com a idéia de oferecer ao público espetáculos de jazz, blues, ritmos afins e boa música instrumental durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. Tudo isso garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro.

Este ano, o festival terá entre as atrações o belga Toots Thielemans, reconhecido como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX; o pianista, arranjador e compositor César Camargo Mariano, um dos músicos brasileiros mais celebrados e requisitados no mundo; Arthur Maia, considerado pela crítica especializada um dos melhores baixistas do mundo.

Também marcarão presença a cantora e compositora Ana Cañas, o pianista, compositor e arranjador Benjamin Taubkin, o guitarrista Lanny Gordin, o sanfoneiro Dominguinhos e Paulo Meyer, fundador da hoje lendária banda Expresso 2222.

Além das apresentações em espaço fechado, uma série de atividades gratuitas acontecerá durante todo o festival. O público terá a oportunidade de interagir com os músicos durante ensaios abertos. Grandes nomes conversam com a platéia e dão uma prévia do que vai acontecer no palco à noite. Ao pôr-do-sol, acontecem shows em espaço aberto. Também durante o dia, moradores, visitantes, músicos profissionais, amadores, crianças ou adultos podem participar também de oficinas de música.

Depois do carnaval

Após os quatro dias, os músicos descem a serra na quarta-feira de cinzas, para, de quinta a sábado, mostrar em Fortaleza as atrações que estiveram em Guaramiranga. Além dos shows à noite, durante o dia, alguns dos instrumentistas convidados passam um pouco de suas experiências e técnicas de instrumento a músicos profissionais e amadores em workshops gratuitos.

Antes mesmo do carnaval a programação do Festival acontece em Fortaleza. Este mês, a cidade está ´Na Trilha do Jazz´, projeto que visa dar um gostinho do que vai ser o evento em Guaramiranga. Nas noites de quarta a sábado, grupos cearenses de jazz se apresentam em bares e casas noturnas, interpretando clássicos do gênero, com espaço para improvisos e novos arranjos. Quando chegar fevereiro, o Projeto Novos Talentos segue para o interior.

O cenário

Com menos de seis mil habitantes e localizada a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, a 865 metros de altitude, Guaramiranga é, durante todo o ano, um refúgio para quem quer trocar a praia e o sol do litoral pelo aconchego dos sítios e pousadas, cercadas pela mata atlântica preservada, com sua rica flora e banhada de cachoeiras.

O clima ameno convida para um bom vinho e para a boa gastronomia alemã, italiana ou francesa dos cafés e restaurantes locais. Em 2008, a cidade foi eleita pela revista Viagem e Turismo como a segunda mais romântica do País.

Mais informações
Festival jazz e Blues 2009 - de 21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza. Aprogramação acontecerá em espaços diversos. Informações: (85)3262.7230 e viac@viadecomunicação.com


Fonte: Diário do Nordeste