segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

BID investirá na qualidade do turismo paraibano

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) está investindo R$ 150 mil na realização da Pesquisa Diagnóstica e Preparação dos Programas de Qualificação Profissional e Empresarial para o Pólo de Turismo Costa das Piscinas, que foi lançada quinta-feira (29), no Hotel Hardman, em João Pessoa, com a presença de representantes de diversas as empresas e instituições do setor entre elas o João Pessoa Convention Bureau e o Sindicato dos Hotéis da Paraíba.

“A pesquisa servirá como base para a realização de um grande trabalho de capacitação, na orla marítim, envolvendo oito municípios. A pesquisa vai garantir um suporte para o planejamento. A Secretaria, há dois anos, vem fazendo pesquisas, na época da alta estação, diretamente com os turistas. Desta vez, é mais ampla e paga com verbas do Prodetur Dois, com financiamento do BID”, disse Roberto Braga, secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

Para o secretário, a pesquisa “resultará em uma grande amostragem da nossa orla, uma vez que irá entrevistar cada dono de bares, restaurantes, agências de receptivos, operadoras de turismo e agências de viagens, para obter um perfil muito real da situação estrutural e de pessoal, para que haja um programa de capacitação. Portanto pedimos que todos que forem visitados pelos pesquisadores respondam a tudo para que tenhamos um retrato real da situação”.

Orientação
A coordenadora do Prodetur, Catharine Brasil, no âmbito do Governo do Estado, explicou que o “objetivo da pesquisa é medir a qualidade e a qualificação profissional de todos os empreendimentos voltados para o Turismo, para uma melhor orientação na captação de recursos junto ao Prodetur Nacional para melhorar nossa qualidade de atendimento, capacitando os gestores e os operadores”.

Catharine Brasil alerta aos empresários para a necessidade de colaborarem com a pesquisa, fornecendo os dados com a maior veracidade, “pois disso dependem os investimentos que o Governo Federal e outros órgãos podem fazer no setor turístico do Estado”.


Fonte: Correio da Paraíba