sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ocupação em hotéis de Natal em janeiro foi de 85%

A ocupação de 85% nos hotéis da capital potiguar agora em janeiro atingiu as expectativas dos hoteleiros norte-rio-grandenses, que no ano passado tiveram que se contentar com 70% dos leitos ocupados. O aumento no fluxo de turistas nacionais em Natal, que foram obrigados a migrar para o turismo interno devido à alta do dólar, é apontado como a principal razão para o incremento de 15% na ocupação.
O secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, classifica como ‘‘muito bom’’ o desempenho do turismo da capital potiguar no primeiro mês do ano. Segundo ele, o estado de São Paulo ainda é o grande emissor de turistas para Natal, seguido de Minas Gerais, toda a região Centro-Oeste e os vizinhos Pernambuco e Ceará. ‘‘Indiscutivelmente, com o encarecimento da moeda estrangeira e com essa crise financeira, o brasileiro da classe média que estava viajando para fora do país deixou de ir e passou a conhecer o próprio Brasil’’, justificou.
Ainda de acordo com Fernandes, a presença do RN nas principais feiras e atividades do turismo em todo o país, bem como a divulgação permanente do estado junto aos principais operadores turísticos, contribuem para que Natal e o estado como um todo se tornem mais conhecidos e fáceis de vender.
O presidente da Cooperativa do Desenvolvimento Hoteleiro e Turístico do RN (Coohotur), Fernando Paiva, diz que a ocupação média de 85% em janeiro correspondeu ao que era esperado pelo trade potiguar. ‘‘Tivemos um grande contingente de paulistas em Natal. Primeiro porque as maiores operadoras de turismo do país estão lá e segundo porque os vôos são mais rápidos e fáceis’’, argumentou.
O empresário revela, no entanto, que esperava um incremento maior do que os 15% registrados no mês passado. Para este mês, o presidente da Coohotur espera uma ocupação hoteleira na casa dos 70%, mas acrescenta que alguns empresários não preencherão nem 50% dos leitos. ‘‘Quem tem contato direto com as grandes operadoras deve ter um mês de fevereiro bom, mas aqueles que têm freguesia própria e contatos mais regionais, talvez não ocupe nem 40% dos leitos este mês’’, prevê.
Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), Enrico Fermi, diz que 82% dos leitos dos hotéis potiguares ficaram ocupados durante o mês passado. ‘‘Esperávamos um crescimento entre 10% e 15% sobre o desempenho do ano passado, mas fechamos em 12% e foi muito bom’’, acrescentou.
O turista nacional foi o grande público dessa temporada, já que os visitantes estrangeiros não têm optado pelo destino Natal nos últimos meses. Segundo Fermi, os paulistas correspondem a 65% do público que costuma visitar a capital potiguar nessa época do ano. ‘‘Nosso maior volume de vôos vem de São Paulo, é o estado que é o maior alimentador do nosso turismo’’, reforça.
Na última semana do mês passado, entretanto, os hoteleiros registraram uma ligeira queda na ocupação, atribuída por Fermi ao início do calendário escolar. ‘‘Ficamos com 65% dos leitos ocupados nesta última semana’’, destaca. Para o Carnaval, a expectativa é de um aquecimento: o presidente da ABIH-RN estima uma ocupação de 85% a 90%, em grande parte pelo turista regional.
Fonte: Diário de Natal