Os 590 profissionais que vão atuar no Carnaval deste ano na Bahia como guias de turismo, monitores e operadores de call center participam até esta quarta-feira (18/02), dia em que receberão os certificados de conclusão, de um curso preparatório de receptivo. As aulas estão ocorrendo no Salão Fernando Pessoa do Hotel Pestana, no Rio Vermelho, e na sede do Serviço de Informações Turísticas (Sintur), ambos em Salvador.
Ao todo, serão 28 horas de aulas de história da Bahia e do carnaval, técnicas de atendimento ao público e postura.
O objetivo é oferecer a baianos e visitantes serviços de qualidade, em três idiomas (inglês, português e espanhol) nos portões de entrada da cidade, como aeroporto, rodoviária, porto, terminal náutico e no serviço de call center do estado. Além de Salvador, haverá atendimento receptivo nos aeroportos de Ilhéus e Porto Seguro.
Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, é preciso prestar um bom serviço às pessoas que visitam a cidade, pois, na opinião dele, a propaganda boca a boca é tão importante quanto os investimentos de mídia feitos para divulgar o estado, que somente este ano superaram a marca de R$ 3 milhões e foram destinados a praças como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, principais mercados emissivos da Bahia. "Por isso estamos montando esse esquema, onde o turista já recebe nos pontos de chegada de Salvador um cartão com o telefone do Disque Bahia Turismo, além de contar com o apoio dos monitores e guias que também estarão em 137 postos elevados da Polícia Militar, nos três circuitos da folia", disse.