segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pesquisa aponta que 81,3% dos turistas pretendem voltar a Porto de Galinhas (PE)

O Instituto Maurício de Nassau divulgou nesta segunda-feira (16) uma pesquisa sobre a satisfação do turista nas praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas, no Litoral Sul. Os dados mostram como os turistas avaliam os serviços de atendimento público, como transporte, segurança, limpeza das praias, atendimento médico, entre outros serviços.

O levantamento também revela a expectativa de gastos finaceiros durante o perído de estadia, de que forma são pagas as despesas, além da expectativa de retorno a essas praias.

A pesquisa feita em Porto de Galinhas, com 300 entrevistados, mostrou que 81,3% dos turistas ficaram satisfeitos com os serviços e afirmaram que pretendem voltar ao destino. 65.7% disse que foi a primeira vez que visitaram a praia no Litoral Sul de Pernambuco e 66,8% não escolheu o local por meio de uma agência de turismo. 51,7 escolheu o destino de viagem por indicação de amigos e parentes.

Cerca de 30% gastam entre 2 e 4 mil reais e 55,7% utilizam dinheiro para pagar despesas e fazer compras. O item de limpeza das praias foi considerado 'ótimo' por 53% dos entrevistados. A qualidade do atendimento dos hotéis também ficou em 53%. Apenas 10% considerou 'péssimo' o tranporte público no local e 24% considerou a pavimentação das ruas 'regular'.

A pesquisa na Praia de Boa Viagem, também com 300 entrevistados, mostra que 55,1% das pessoas já vieram mais de quatro vezes ao Recife e 72,9% não veio por uma agência de turismo. 65,9% informou que escolheu o destino por indicação de amigo. 26,5% gastam entre mil e dois mil reais e 39% utiliza dinheiro.

87,3% dos turistas entrevistados pretendem visitar outros lugares em Pernambuco e 33,5% aponta Porto de Galinhas como o principal destino. 27% considerou 'ótimo' a qualidade do atendimento nos hotéis e 13% considerou o atendimento médico público 'ruim'.

Metodologia - O Instituto Maurício de Nassau desenvolveu uma amostragem de 300 questionários para casa praia pesquisada. A coleta de informações foi realizada nos dias 29 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais. Foram pesquisados turistas com idade mínima de 18 anos e que tenha permanecido, ao menos, 24h no local pesquisado.

Fonte: Jornal do Commercio