segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Rally les Ilhes du Soleil volta ao Ceará

A viagem é anual e o Ceará está sempre na rota dos veleiros europeus que integram o Rally les Ilhes du Soleil (Regata das Ilhas do Sol). Durante esta semana, 26 veleiros mudaram as cores da marina do Marina Park Hotel com bandeiras da França, Suíça, Itália e Bélgica. Noventa pessoas participam dessa aventura no mar. A tripulação do rally é formada por profissionais liberais aposentados e suas famílias - esposas e filhos - que têm a oportunidade de conhecer novos lugares e manter contato com povos de outras nacionalidades.

O rally começou na Ilha da Madeira, no dia 11 de outubro de 2008. Passou pelas Ilhas Canárias, Senegal e Cabo Verde até chegar ao Brasil, no dia 17 de novembro. A primeira parada foi em Salvador. De lá os participantes seguiram para João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza. Da capital cearense os velejadores seguiram ontem para o Estado do Pará, passando por Soure, na Ilha de Marajó, onde passarão o carnaval. O percurso na região Norte vai até Alter do Chão, considerado por eles o ´Caribe Amazônico´.

Em 15ª edição em águas brasileiras, o rally já passou 10 vezes pelo Ceará com permanência de 8 a 10 dias. Em Salvador o grupo permanece por mais tempo, cerca de um mês. A preferência pela capital baiana está relacionada às facilidades técnicas que os viajantes encontram, com apoio da Bahiatursa e Secretaria do Turismo, que promovem um receptivo com baianas e distribuição de material promocional da Bahia. ´Para todo navegador, uma travessia pelo Atlântico é muito importante. E depois de dias de viagem, chegar e encontrar baianas sorridentes recebendo a gente transmite um sentimento acolhedor´, declara Nicolas Tiphagne, organizador do Rally les Ilhes du Soleil.

No Ceará, os viajantes ainda não despertaram o interesse dos governos estadual e municipal e contam com apoio apenas do Marina Park Hotel, com as instalações da marina, e do Pirata, que os recebe na segunda-feira, em noite de muita animação. A marina tem estacionamento para 150 embarcações e coloca a capital cearense na rota dos velejadores internacionais. É o primeiro equipamento do gênero integrado a um hotel no Norte e Nordeste brasileiro. Os viajantes contam com segurança e toda a infra-estrutura necessária, como água, energia elétrica, telefone, serviços de reparos navais, abastecimento e suprimentos.

Novidades

Nesta 15ª edição do rally, os organizadores abriram inscrições para a participação de dois veleiros brasileiros sem taxa de inscrição. E o Ceará aumenta a frota de 26 para 27 veleiros com a entrada do primeiro barco brasileiro. O Piatã, do paulista Hamilton Grassi, residente no Ceará, leva as cores do Brasil para um rally de europeus que percorrem o mundo. Para 2010, o rally tem outra novidade. Os organizadores pretendem visitar, além do Nordeste e da Amazônia, a praia de Parati. A idéia é fazer com que a cada dois anos, um grupo de 10 a 15 barcos desça até o Sudeste do País.

O rally é a mais antiga manifestação turística e náutica anual e internacional no Brasil. É uma manifestação esportiva e turística internacional que passa mais tempo no País (são 4 meses e meio). Em cada escala, os navegadores do Rally les Ilhes du Soleil aquecem a economia e incentivam o turismo náutico. Os participantes do rally ficam no Brasil até o dia 20 de abril próximo. Informações pelo blog maracatublog.wordpress.com ou o site www.ilesdusoleil.eu

Fonte: Diário do Nordeste