quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Alagoas terá hotéis lotados no Carnaval

Durante reunião com representantes das secretarias municipais de turismo, o secretário estadual de Turismo, Viriginio Loureiro falou sobre a expectativa para o Carnaval e outros assuntos, como investimentos, fluxo de turistas e novos roteiros.

O secretário afirmou que quase todos os hotéis do Estado estarão lotados. De acordo com pesquisa realizada esta semana pela Setur com a hotelaria, a média de ocupação será de 95% durante os quatro dias de festa. "Os turistas que querem tranqüilidade no Carnaval vem para Alagoas", afirma.

Além dos hotéis lotados, a capital alagoana continua recebendo na semana do Carnaval os cruzeiros marítimos, que movimentam o comércio da cidade e outros pontos turísticos. Comprovando esse fato, o representante da CVC, Francisco Múrmura revelou ao secretário Virginio, que a maior venda de passeios para os passageiros do navio Imperatriz, que chega toda terça desde novembro em Maceió, acontece em Alagoas.

"Nesta temporada o número de cruzeiros aumentou mais de 100%. Em 2008 recebemos 30 mil passageiros no porto de Maceió, e este ano são 70 mil. Isso gera emprego e renda, e movimenta quase todos os setores da economia local", afirma Virginio.

Em sua apresentação, o secretário destacou que "este é um momento importante para a integração das ações da Secretaria de Estado com as secretarias municiais de turismo, para que todos trabalhem na mesma linha, e assim, consigamos melhores resultados, na melhoria da infra-estrutura, qualificação dos serviços, captação de investimentos, formatação de novos roteiros, e outras ações".

Entre os principais resultados, Loureiro apresentou o aumento do número de fluxo de passageiros no aeroporto Zumbi dos Palmares, que até dezembro de 2008 (segundo dados da Infraero) foi de quase 960 mil passageiros em vôos regulares. Além disso, Alagoas recebe até março um total de 29 cruzeiros marítimos, com 70 mil passageiros, assim como vôos charters da CVC de 13 cidades brasileiras e vôos da Argentina e Itália.

Os investimentos também foram assunto da reunião. Dos 29 empreendimentos anunciados, quatro já foram inaugurados e outros quatro já estão em fase final de construção, como o Kenoa Resort e a Pousada Gunga Poranga, na Barra de São Miguel; o Hotel Radisson, na Pajuçara; e a Pousada Infinito Mar, em Passo de Camaragibe. Todos esses serão inaugurados até julho deste ano.

As cidades de Roteiro, Marechal Deodoro, Maceió, Passo de Camaragibe, Jequiá da Praia, Paripueira, União dos Palmares, Coruripe, Piranhas, Santa Luzia do Norte, Piaçabuçu e Penedo foram as cidades participantes, além de representantes do Sebrae-AL, Senac-AL e Secretaria de Estado do Planejamento.