quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ceará apresenta o projeto básico do maior oceanário da América Latina

O Secretário do Turismo Bismarck Maia recebeu na tarde desta terça-feira (17/02) o projeto básico do aquário e oceanário, que será construído na Praia de Iracema, na antiga sede do Dnocs. O projeto básico traz, além dos detalhes sobre a arquitetura do equipamento, uma estimativa do valor da obra no total de R$ 205 milhões, recurso proveniente do Tesouro do Estado.

O aquário de Fortaleza foi apresentado ontem pelo secretário durante a reunião entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luiziane Lins, na residência oficial do governador. “Esta estrutura será uma âncora para o turismo do Estado. Nós queremos que ela esteja pronta até o dia 31 de julho do ano que vem. Este é o prazo”, afirmou Bismarck.

Para o secretário, o diferencial do aquário de Fortaleza, que será o maior da América Latina, com 18 milhões de litros, é que ele, além da localização e do espaço contemplativo, terá em seus quatro pavimentos, áreas de lazer, dois cinemas 3D, simuladores de submarino, dentre outras atrações. “Ele terá uma interação grande, coisa que não existe nos maiores aquários do mundo”.

Quanto a importância do aquário para economia local Bismarck afirma que “este é um equipamento que poucas pessoas compreendem a sua grandeza, seus impactos na indústria, na geração de emprego e renda”.

A data marcada para o lançamento do edital de licitação é 1º de abril. Antes de ser licitada, a obra será discutida em audiência pública, 15 dias úteis antes do lançamento do edital. Já a abertura das propostas técnicas para habilitação das empresas e consórcios interessados em realizar o projeto será feita do dia 5 de maio.

Calendário previsto:

18/02 – Convocação para audiência pública
10/03 – Audiência Pública
01/04 – Publicação do edital
05/05 – Abertura das propostas das empresas interessadas
Agosto/2009 – Ordem de serviço