terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Hotéis do RN esperam 90% de ocupação neste carnaval

Se depender das expectativas dos empresários do trade turístico potiguar, o Rio Grande do Norte deve ter um ‘‘excelente’’ Carnaval. A começar pela ocupação hoteleira beirando os 90% na capital e nas cidades litorâneas, conforme estimam os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN) e da Cooperativa do Desenvolvimento Turístico e Hoteleiro (Coohotur).

Segundo o diretor executivo da ABIH-RN, Murilo Felinto, Natal, Pipa, Baía Formosa e Barra de Cunhaú deverão concentrar o maior número de turistas que vêm curtir o Carnaval no Rio Grande do Norte. A estimativa da entidade é uma ocupação 10% maior do que a registrada no ano passado, ficando em 85% dos leitos na capital e mais de 90% em Pipa, principalmente. ‘‘Está havendo uma procura nacional e regional muito grande pelo nosso estado’’, reforça Felinto.

A aposta dos empresários do trade é que muitos pernambucanos - que não gostam da folia de Recife e Olinda - além de paraibanos, paulistas e alguns visitantes do Centro-Oeste do país aproveitem o período de Momo para descansar em Natal e praias vizinhas. De acordo com Felinto, o desestímulo dos turistas para o mercado internacional impulsionou sua vinda para o turismo regional.

‘‘O impacto da crise econômica lá fora fez com que muita gente se desestimulasse e ficasse aqui no Brasil. No caso do Carnaval, quem procura descansar, opta por Natal’’, explica. Murilo Felinto ainda destaca uma tendência no mercado turístico atual: na época do Carnaval, as pessoas procuram viajar para descansar e não mais para aproveitar os festejos da data.

Ainda segundo o diretor executivo da ABIH-RN, a maioria dos visitantes que vem para Natal é formada por famílias, que costumam gastar um bom dinheiro nos segmentos de comércio e gastronomia. ‘‘Existem dois destinos no país que são voltados para o Carnaval, que são Bahia e Pernambuco. O resto do país é focado mais no descanso, e Natal é ideal para isso porque tem uma qualidade no produto de lazer muito boa’’, justifica.

Já o presidente da Coohotur, Fernando Paiva, acredita que a taxa de ocupação dos hotéis no estado ficará em 85%, índice semelhante ao alcançado no ano anterior. Segundo ele, tradicionalmente o período de Momo é muito bom para o trade potiguar, e este ano não será diferente. ‘‘Vem turistas de Recife, João Pessoa, Campina Grande, Maceió...mas também muita gente de São Paulo’’, enumera Paiva.

De acordo com o hoteleiro, os estabelecimentos menos luxuosos serão os campeões na preferência dos turistas que vêm descansar no Carnaval. Alguns hotéis maiores, que deverão promover festas para comemorar a data, talvez registrem uma ocupação expressiva, mas o carro-chefe da temporada devem ser os pequenos hotéis e pousadas de beira de praia.

Sobre a ocupação de 85%, ele considera um número ‘‘compensador’’. ‘‘A preocupação agora vai ser março, porque vamos ter uma ressaca enorme. Não houve melhoria nos aviões, os vôos são os mesmos e as próprias companhias de turismo não criaram outros pacotes. Março geralmente não é um mês bom para nós’’, alerta.

Cidades do interior investem pesado

Guamaré promete ser um dos maiores destinos do Rio Grande do Norte neste Carnaval. Segundo o secretário de Turismo e Eventos da cidade, Vladimir Câmara, 80% das pousadas já estão ocupadas. A expectativa do secretário é ter entre 12 e 14 mil pessoas por dia participando das festividades do município. Apesar de ainda não saber o montante total investido no evento, Câmara diz que a prefeitura se empenhou no aperfeiçoamento do transporte, contratação de bandas, mão-de-obra, ornamentação e decoração, além de ter investido, principalmente, na segurança.

‘‘O diferencial da nossa cidade será a segurança. Vamos ter patrulha de mais de 50 homens da Polícia Militar, mais de cinco ambulâncias, o hospital e os postos de saúde abastecidos com remédios e guias turísticos em pontos estratégicos para mostrar onde são os prédios públicos e comerciais de Guamaré’’, detalha o secretário.

Todos os dias após o término dos shows, haverá um verdadeiro batalhão de homens fazendo a limpeza das ruas. Ao todo, serão sete dias de festa ao som de artistas como Netinho, Cavaleiros Elétrico, Grafith, Serginho (ex Pimenta Nativa), Arreio de Ouro e Lane Cardoso. Na terça-feira de Carnaval, um dos pontos fortes promete ser o arrastão com todos os blocos carnavalescos partindo da Praça de Eventos, na rua Monsenhor José Tibúrcio, até a praia Aratuá.

Em outro extremo, Caicó espera reunir 200 mil foliões até o último dia de folia na cidade. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Rivanildo de Morais, a expectativa é que a Ilha de Santana receba 50 mil pessoas todas as noites. Os hotéis e pousadas estão com 95% dos leitos ocupados e o restante já está reservado. ‘‘Podemos dizer que já estamos com 100% dos nossos leitos fechados’’, afirma.

Como pontos fortes do Carnaval de Caicó, o secretário destaca a segurança e a boa receptividade do povo caicoense. O famoso Bloco do Magão deve arrastar milhares de turistas e nativos pelas ruas da cidade todos os dias.‘‘A cidade está muito bem preparada para receber os turistas. Além do calor humano e da alegria, temos mais de 15 restaurantes de ótima qualidade para atender os visitantes, que vem de todas as partes do estado e do Nordeste também’’, disse ainda.


Fonte: Diário de Natal