terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MTur apóia ação contra exploração sexual no carnaval

O Ministério do Turismo participou, na sexta-feira (dia 13), em Manaus (AM), do lançamento da campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes para o carnaval deste ano, coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A ação atenderá as cinco regiões do País com o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”.

Umas das novidades da campanha é a inclusão dos conselhos tutelares regionais como órgãos receptores das denúncias. Segundo a coordenadora geral do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), Elisabeth Bahia, essa é uma diretriz do Governo Federal para fortalecer as instituições locais que também recebem denúncias.

“O objetivo é mobilizar os foliões e contagiá-los com a mensagem da campanha. Para, assim, incentivá-los a denunciar até a simples suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes. Esse é um grande passo para o enfrentamento desse mal que aflige nosso País”, afirmou Bahia.

Durante as folias de carnaval serão distribuídas camisetas, abanadores, banners, cartazes, adesivos, bandanas, fitas de pulso, tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros.

O Ministério do Turismo ficou responsável pela distribuição de 524 mil unidades de material de divulgação em Santos (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), São Luiz (MA), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Barreirinhas (MA), Maceió (AL), Teresina (PI), Ilhéus (BA), Campo Grande (MS) e Natal (RN). A campanha também estará presente em Manaus (AM), Belém (PA), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Corumbá (MS) e Porto Alegre (RS), onde a distribuição de material será realizada por outros parceiros da campanha.